sexta-feira, 1 de julho de 2011

Um pedido de desculpas

Peço humildemente desculpas para aqueles que se ofenderam ao ler a primeira versão do texto anterior. Peguei-me numa tremenda hipocrisia, criticando o fanatismo religioso por lutar para instituir os valores da sua religião na sociedade sem obedecer aos limites do respeito humano e, ao mesmo tempo, tornando-me um fanático do lado oposto, como num espelho, que inverte a imagem mas que mantém o conteúdo vil.

Reformulei o início do texto e adicionei a seguinte frase ao penúltimo parágrafo:

Entenda-se: a minha crítica não é com as pessoas que costumam frequentar a igreja ou sentem-se confortáveis ao participar dela, a minha crítica é com a insistência em acreditar que as igrejas estão sendo abandonadas pelos fiéis por culpa destes e não da celebração litúrgica em si.

Espero que isto tenha sido o bastante para evitar que o texto seja ofensivo, de forma pessoal. É claro que, para alguns, o texto ainda pode ser ofensivo, pois não é possível fazer uma crítica sem que alguém se irrite com ela. Neste caso, espero ao menos que a raiva não seja por minha culpa, mas pela objeção à mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...