sábado, 6 de agosto de 2011

Inferno: três perguntas para quem acredita


As respostas mais comuns para a pergunta “Como Deus pode ser bom e ter criado o inferno?” é que “Deus é bom, mas também é justo” e “os fins justificam os meios”, ou algo equivalente. A palavra-chave é justiça. Neste caso, tenho três perguntas para fazer.

Suponha que passaram-se alguns anos e chegou o fim do mundo, todo mundo morreu e Deus está lá julgando cada um. Todas as pessoas que você conheceu na vida tinham uma maldade escondida, um não rezava direito, outro não tinha fé o bastante, enfim, seus amigos, pais, filhos, primos, tios, colegas de trabalho, todos eles foram condenados ao inferno. Ou eles foram por escolha, depende de como você acredita que vai ser, não importa. Aí Deus se vira pra você e diz que você pode entrar no paraíso.

Minha primeira questão: você conseguiria ficar feliz sabendo que todas as pessoas que você amava estão sofrendo uma dor terrível, insuportável pelo resto da eternidade? Mesmo sabendo que você ficaria ao lado de Deus? E se você, que é uma criatura imperfeita e que não sabe amar tanto quanto Deus, não é capaz de ficar feliz nesta situação, como Deus poderia ficar satisfeito e acreditar que “os fins justificam os meios”?

Imagine agora que você teve um filho, ele cresceu e fez algo muito maldoso e a maldade dele foi tanta que você decidiu puni-lo com a punição mais severa que você pudesse imaginar. Então você amarrou o seu filho no porão da sua casa, libertou um psicopata da prisão, de alguma forma, e pagou-o para que torturasse o seu filho da pior maneira possível pelo resto da vida dele. Você até comprou instrumentos de tortura dos mais diversos tipos.

Eu pergunto: o que pode o seu filho ter feito para que você tomasse essa decisão?

Você acha isso cruel? Entretanto, isso não chega nem aos pés da crueldade que o catolicismo prega com respeito ao inferno. De acordo com a doutrina católica, não é necessário fazer uma coisa tão ruim assim para ir ao inferno, basta, por exemplo, não ter fé o bastante ou ser promíscuo.


Isso me leva à minha pergunta final:

É isso que você chama de justiça?

Um comentário:

  1. Nós não entendemos o que aconteceu e acontece no Reino dos Céus, mas sei que Deus não criou o inferno. Um dia todos entenderemos tudo que se passa entre o céu e a terra, espero que você esteja bem.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...